quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VOCÊ GOSTA DE UMA BELA HORTA? E DE RECICLAGEM?


ESSA MATÉRIA, ENCONTREI NO SITE: www.ciclovivo.com.br


Saiba como fazer um viveiro de mudas reutilizando cascas de ovos

A dica de jardinagem que o CicloVivo traz hoje é reutilizar a casca do ovo, desta vez como sementeira para plantio. |Imagem: Squidoo
A dica de jardinagem que o CicloVivo traz hoje é reutilizar a casca do ovo, desta vez como sementeira para plantio. Este projeto é ótimo para pessoas com qualquer nível de experiência em jardinagem.
Material necessário: ovos, caixa de ovos, sementes de plantas, terra, pinça e água.
Para começar o seu jardim a dica é toda vez que você fizer ovos, enxaguar as cascas com água depois do uso e colocá-las de volta na geladeira na própria caixa de ovos, até que ela fique repleta de cascas vazias e limpas.
Quando a caixa estiver “cheia”, pegue as meias cascas e adicione uma porção de terra até mais ou menos a metade. Em seguida, coloque as sementes dentro das cascas com auxílio de uma pinça. Ponha de uma a duas sementes para ter certeza de que pelo menos uma delas vai vingar; não é indicado colocar uma quantidade maior, para não atrapalhar a separação das plantas na hora do plantio.
Se houver diferentes tipos de sementes, escreva cuidadosamente, com lápis, na casca para identificar cada uma delas.
Em seguida, regue suavemente com muito cuidado para não “afogá-las”, e cubra-as com terra. O truque é mantê-las em luz solar natural tanto quanto possível e para manter a hidratação regue com uma colher de chá de água todos os dias.
Se você mora em um apartamento, a sugestão que Yvonne Maffei dá em seu site é cobrir a caixa de ovos com uma touca de banho que esteja fora de uso, e deixar o recipiente em uma janela ensolarada. Durante o dia as mudas vão obter luz solar e pelo fato de estarem cobertas, vão reter o calor ganhando umidade necessária, como se fosse uma estufa.
Quando as plantas estiverem fortes e prontas para serem transplantadas para um recipiente mais permanente ou no jardim, basta tirá-las da caixa e esmagar a casca de ovo no solo justamente no buraco onde ficará a muda. O cálcio presente na casca é um ótimo adubo. Sem materiais tóxicos utilizados ou eliminados o "recipiente" é 100% reciclável.
As bandejas de plástico também podem ser reaproveitadas como bandejas para germinar as sementes, porém as bandejas de papelão são ainda melhores. Isso porque você também pode usar cada “célula” individualmente para plantar sua semente. O que você precisa fazer é separar em unidades com o auxílio de uma tesoura, colocar terra e para deixar o solo ainda mais rico, basta adicionar pó de casca de ovo. Quando a muda estiver pronta para ser transplantada, basta colocar a célula diretamente no solo. 
Redação CicloVivo

E QUE TAL, MONTAR SUA HORTA, COM GARRAFAS PETS? QUER APRENDER? ENTÃO, VAI CORRENDO LÁ E  SAIBA COMO FAZER UMA HORTA CASEIRA, REUTILIZANDO GARRAFA PET. É SÓ CLICAR! 
VOU DEIXAR UMA FOTO PRA DEIXAR VOCÊS CURIOSAS, E COM ÁGUA NA BOCA...
 
OLHA SÓ OS MORANGUINHOS...

3 comentários:

  1. oieeeeeee migaaaa...hj to com uma baita dor de kbça AFFF #@#$%....mas em?? tu visse a poesia q ganhei...a inspiração dele... o amigo poetero são as 7 cores do árco íris né eu não..kkkkkkk

    Manda beijos estalados pros meus conterrâneos q tb estão convidados pra tomas uns chima aki comigo!!

    bhjo pra ti linda prenda

    Haaaaaa...se kiseres deixar teu blog mais cute cute..tenho um site q tem templaites lindossss de morres..se kisseres me pede q t passo o link

    muck muck muck **

    ResponderExcluir
  2. Josi que incrivel
    eu nunca tinha visto assim em casca de ovo!!!
    amei esa idéia da garrafa pet
    lindo e super útil!
    com mais tempo vou lá dar uma olhadinha agora to correndo...como sempre rsrs
    beijo Josi

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho horta e amo.
    qd for oportuno fotografo
    Horta é tudo de bom
    Lola

    ResponderExcluir

♥SEU COMENTÁRIO ME FAZ MUITO FELIZ♥